Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Bia de Lima propõe flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Goiás

23 de Abril de 2024 às 18:55
Projeto de Bia de Lima propõe flor amarela e laranja como símbolo oficial do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Goiás

A deputada estadual Bia de Lima (PT) apresentou nesta terça-feira (23/4), o projeto de lei que altera a Lei n°16.296, de 2 de julho de 2008, para incluir a Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e a for amarela e laranja como símbolos oficiais do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Goiás.

Conforme a proposta, todas as campanhas de mídia ou nos outros meios de comunicação e materiais ilustrativos, relativos ao dia 18 de maio, como o Dia Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Mês Estadual Maio Laranja, além de outras ações de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes, a qualquer tempo, deverão se orientar pela utilização do referido símbolo e chamada.

Conforme a justificativa, o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da Lei Federal n° 9.970/00. A data faz referência ao “Caso Araceli”, crime envolvendo o sequestro, estupro e assassinato de uma menina de 8 anos e, que, apesar da violenta natureza dos fatos, até hoje segue impune.

“A infância e a adolescência englobam indivíduos até 18 anos que, sejam sujeitos de direito direitos pela Constitutição Federal, encontram-se em situação de vulnerabilidade e devem, portanto, receber proteção integral da sociedade. É essencial, pois, garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, aponta Bia de Lima.

A parlamentar ainda salienta a importância da propositura, especialmente, por ser atribuído ao poder público, à sociedade e à família o dever de assegurar o amparo absoluto a tais grupos, atribuindo-lhes o direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.