Homenageados reafirmam o bom relacionamento do Poder Legislativo com a DPE

03 de Maio de 2024 às 10:47

Servidor da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO), Alexandre João Oliveira Cruz falou em nome dos homenageados com o Certificado de Mérito Legislativo na sessão solene que está sendo realizada no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na manhã desta sexta-feira, 3.

Cruz expressou o compromisso coletivo com a missão da instituição, transformando-a em um pilar sólido da justiça em sociedade. Ele afirmou que o trabalho é realizado com cuidado e dedicação, buscando ofertar a melhor assistência jurídica, uma vez que a DPE é a última instância quando os direitos dos cidadãos são violados. Ele pontuou, também, a evolução da DPE ao longo dos últimos anos e destacou as novas instalações, mais modernas e tecnológicas, além da convivência harmoniosa entre os colegas.

Fernanda da Silva Fernandes, diretora-presidente da Associação Goiana dos Defensores Públicos, também subiu à tribuna para proferir seu discurso em homenagens aos colegas da DPE. Ela destacou que o brado do povo brasileiro se iniciou no processo de independência e foi ressoado, novamente, no processo de redemocratização.

Em relação ao segundo momento, ela destacou que pela primeira vez a dignidade humana foi colocada como princípio norteador da nova Constituição Federal. “A defesa dessa dignidade foi incumbida à Defensoria Pública. Hoje, a DPE defende a independência da pessoa na busca por diversos direitos. A massa do enorme trabalho não afasta a nobreza desse trabalho”, disse.

O defensor público-geral, Tiago Gregório, foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e também discursou. Ele parabenizou os parlamentares da Casa de Leis e disse que o Poder Legislativo é fundamental para estruturação e ampliação da DPE e na sensibilidade em ouvir e convidar a DPE para discutir como ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Gregório disse que a solenidade marca o início das festividades do Mês da Defensoria Pública. "Tivemos a honra de contar com a presença dos deputados estaduais Virmondes Cruvinel Filho e Rosângela Rezende, cujo apoio tem sido crucial para fortalecer e ampliar os serviços da Defensoria Pública em nosso Estado."

O defensor destacou a importância da colaboração mútua na busca por justiça e igualdade para os mais vulneráveis e agradeceu aos deputados pelo apoio em projetos de lei e debates essenciais para o avanço da Defensoria Pública, incluindo iniciativas como os atendimentos itinerantes, que levaram assistência jurídica a milhares de pessoas em comunidades carentes. Ele encerrou sua fala afirmando que a união possibilita superar desafios e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos os goianos, e reafirmou seu compromisso incansável com o bem-estar e a justiça em nossa sociedade.

Agência Assembleia de Notícias