Defensor público ressalta acolhimento do povo goiano em sua trajetória

03 de Maio de 2024 às 10:02

Ao receber o Título de Cidadania Goiana, o defensor público Gustavo Alves agradeceu aos colegas da Defensoria Pública de Goiás (DPE-GO)  pela contribuição de cada um em sua jornada, até o momento desta homenagem. A sessão está em curso na manhã desta sexta-feira, por iniciativa dos deputados Rosângela Rezende (Agir) e Virmondes Cruvinel (UB), no Plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

“São servidores da DPE, representantes da Casa de Leis e do Executivo, professores, colegas de outras instituições, vocês me ajudaram e me acolheram, eu que tive todas as dificuldades de quem sai do interior e vai para outro Estado, outra cidade. Eu me cerquei de boas pessoas e comprometidas. Agradeço a Goiás e ao povo goiano pelo acolhimento. Aqui encontrei um lar, formei família. Não me recordo de qualquer porta cerrada aqui, todas as vezes em que eu pedi, as portas foram abertas”, disse Gustavo Alves.

O homenageado apontou, também, que seu trabalho o leva para todas as regiões do Estado e assim, afirmou que conhece bem o território goiano e sua população. Ele ressaltou sua felicidade em representar Goiás na Associação Nacional de Defensores Públicos e afirmou que o Estado é respeitado, sobretudo, pela coletividade ao longo de sua história, suas belezas naturais, capacidade econômica e povo acolhedor.

Pelos vulneráveis

Após a fala do homenageado, o deputado Virmondes Cruvinel destacou que a principal missão do defensor público é dar voz a quem não tem. Ele pontuou o papel institucional do Poder Legislativo em se sensibilizar com a DPE e colaborar com a realidade e demandas dos defensores públicos.

O legislador considerou, também, que o defensor público contorna a adversidade e garante o acesso de pessoas em vulnerabilidade social à justiça. “A pauta da justiça social é apartidária, sem ideologia. Ela precisa ter em sua essência a garantia dos direitos", observou Virmondes.

Após a fala do parlamentar, o defensor público-geral de Goiás, Tiago Gregório Fernandes, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e, na sequência, a palavra foi entregue ao mestre de cerimônias para chamada nominal dos homenageados com o Certificado de Mérito Legislativo.