Bia de Lima homenageia trabalhadores com entrega do Mérito Legislativo

06 de Maio de 2024 às 17:34
Bia de Lima homenageia trabalhadores com entrega do Mérito Legislativo

Em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado na última quarta-feira, 1°, a deputada estadual Bia de Lima (PT) promoveu uma Sessão Solene, no Plenário Iris Rezende Machado, da Assembleia Legislativa de Goiás, em homenagem aos trabalhadores de diversas categorias.

Na ocasião, mais de 260 trabalhadores foram parabenizados e enaltecidos pela atividade que exercem. Ao fazer uso da palavra, Bia de Lima apresentou um vídeo do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com uma mensagem pelo Dia do Trabalhador. No vídeo, o ministro destacou a geração recorde de empregos com carteira assinada, durante o governo Lula. De acordo com ele, nos primeiros três meses do ano, foram gerados 720 mil empregos, 34% a mais do que no mesmo período do ano passado. Ele pontuou também o reajuste do salário mínimo acima da inflação.

Logo em seguida, a deputada falou sobre os avanços e enfatizou a importância de se comemorar a data. Ela também ressaltou que cada profissional homenageado deve ser reconhecido e prestigiado por sua função.

“Às vezes, nós achamos que estamos na modernidade, com o uso da inteligência artificial, mas vemos que coisas tão pequenas, como respeitar o outro, acabam não acontecendo. A gente evolui por um lado, mas, por outro, coisas tão essenciais acabam não acontecendo. Eu, como professora, preciso praticar isso todos os dias, não desmerecer quem quer que seja e a ideia hoje é justamente isso. Quantas vezes na sociedade a gente acha que fulano é mais do que o outro, que um é melhor que o outro, às vezes o rico vale mais, é mais importante, e isso é tão supérfluo, tão frágil, a gente percebe que precisa de todas as pessoas, em funções diferentes, mas, mais ainda, precisamos voltar a ter valores que foram se perdendo ao longo dos anos”, afirmou a parlamentar.

Bia reafirmou os objetivos da homenagem. “Queremos valorizar você, mulher, homem, que está todos os dias remando, trabalhando ao seu modo, com sua sabedoria. A casa do povo goiano faz aqui essa homenagem a você, por toda a sua dedicação. Saibam que essa nossa tarefa aqui hoje é uma pequena forma de dizer parabéns, muito obrigada, para continuarmos avançando, ter uma vida digna, ter qualidade, esperança. Centenas de profissões estão representadas aqui, de todos os segmentos, justamente para dizer que absolutamente todos são fundamentais”, reafirmou Bia de Lima.

Entre os homenageados estavam odontólogos, radialistas, professores, o pessoal da limpeza, da justiça, da segurança, bombeiros, motoristas, profissionais da beleza, entre outros.

Luta por valorização
Compondo a mesa do evento, a professora e secretária de Comunicação da CUT-GO, Ludmylla Morais, afirmou que houve muita luta para que a deputada Bia de Lima estivesse na Alego, como parlamentar, e pudesse abrir as portas da Casa para os trabalhadores.

“Lutamos muito para que a deputada Bia de Lima estivesse aqui abrindo portas para os trabalhadores de todas os segmentos. Aqui neste lugar ninguém é maior e nem menor, e você, de onde você está, por abraçar outros, pode acolher outros, pode ensinar outros e pode deixar sementes, para que o amanhã seja de respeito a cada trabalhador. Juntos vamos abrir portas de tantos outros lugares”, disse ela.

O superintendente do Ministério do Trabalho em Goiás, Nivaldo Santos, ressaltou a valorização do trabalho. “Precisamos valorizar o trabalho. Trabalho digno, decente, com respeito e com remuneração justa. As novas tecnologias, automação, tudo isso é importante para a gente trabalhar menos e ter mais tempo, mas trabalho é importante, não trabalho escravo, que não dignifica. O excesso do trabalho também escraviza. Todas essas dimensões que vivemos diariamente, sabemos disso. Estamos aqui para homenagear a nós mesmos, todos somos trabalhadores e assim devemos ser tratados com a devida dignidade, para vivermos em uma sociedade com mais paz”, pontuou.

Também homenageado, o promotor de Justiça Pedro Melo Florentino chamou a atenção para a diversidade de categorias presentes na solenidade. “Eu já estive na Alego algumas vezes, mas foi a primeira que estive no Plenário e fiquei impressionado com a pluralidade que eu vi aqui: isso é a expressão máxima de democracia que nós temos, distintos segmentos, raças, credos, orientações sexuais, e isso é que forma, é essa a riqueza da nossa sociedade brasileira”, destacou.

Por fim, o advogado, ex-vereador e presidente do Sindipetro, Ageu Cavalcante, salientou que o Brasil cresce pelas mãos dos trabalhadores. “Fico feliz de receber essa homenagem e registro a importância do 1° de maio de forma geral. O trabalhador é muito importante em todas as suas funções e não importa a área que ele trabalhe. O país cresce e se desenvolve pelas mãos dos trabalhadores”.

Ainda compuseram a mesa a vereadora por Iporá Viviane Specian (PT); o médico cirurgião Manoel Humberto Pereira; o desenhista da Superintendência de Patrimônio da União em Goiás, Jedmar Gomes de Figueiredo; a diarista Nelma Alves Lima; a manicure Samara Dias Amorim; a merendeira Marluce Alves Nascimento; a professora Edvânia Braz Teixeira, da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França; e o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováesis (Ibama), Werikson Rodrigues Trigueiro.

Gabinete Dep. Bia de Lima Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).