Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Por iniciativa de Mauro Rubem, TCM determina que a Prefeitura de Goiânia mantenha bibliotecas e salas de leitura de escolas e CMEIs funcionando

06 de Maio de 2024 às 15:51
Por iniciativa de Mauro Rubem, TCM determina que a Prefeitura de Goiânia mantenha bibliotecas e salas de leitura de escolas e CMEIs funcionando

O deputado Mauro Rubem (PT) obteve uma vitória no Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás em favor da educação de crianças do fundamental e dos CMEIs, por meio de uma representação feita ao Tribunal, que se posicionou contrário ao fechamento de salas de leitura e bibliotecas nas unidades escolares do ensino fundamental e dos CMEIs; ele foi mais além, cobrando a reabertura das unidades que foram fechadas, readequando outras e imputando multa ao então secretário de educação.

O Acórdão nº 01191/2024, publicado em 13 de março de 2024 pelo TCM, em atendimento à representação parlamentar do deputado Mauro Rubem, contra as pretensões da gestão municipal de Goiânia de fechamento dos espaços de estudos e leituras, acaba de ser confirmado e determinou que:

  1. A Prefeitura de Goiânia se abstenha de fechar bibliotecas/salas de leituras das unidades escolares do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e dos CMEIs (Educação Infantil), devendo restabelecer o funcionamento naquelas unidades em que se tenha implementado tal medida (conforme verificado em vistorias do TCM-GO promovidas em 2022 e 2023), como por exemplo, na Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro;

  2. Em razão do descumprimento da Lei Federal nº 12.244/2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino, pela Prefeitura de Goiânia, que optou por instituir uma política pública restritiva voltada apenas para a instalação de salas de leitura, ao invés de bibliotecas, seja aplicada multa de R$ 3.084,50 ao ex-Secretário Municipal de Educação de Goiânia, Wellington de Bessa Oliveira.

Cabe ressaltar que o ex-secretário deixou de adotar medidas, dentro do plano de sua competência, para garantir a presença e adequação das bibliotecas em ambiente escolar. Nesse sentido:

               2.1 - As unidades escolares Escola Municipal Tempo Integral Sebastião Arantes, Escola Municipal Donata Monteiro Motta, Escola Municipal Antônio Fidélis, Escola Municipal Eng. Antônio Felix da Silva e Escola Municipal Bom Jesus não contam com um espaço adequado para instalação da biblioteca escolar, uma vez que não obedecem aos parâmetros definidos pelo Conselho Federal de Biblioteconomia;

               2.2 - A Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro não possui biblioteca escolar ou sala de leitura, uma vez que a reorganização dos espaços internos dentro dessa unidade educacional inviabilizou a utilização adequada e segura do espaço e acervo presente na escola para estudo, leitura e pesquisa.

  1. A fixação de prazo de 60 (sessenta) dias, a contar do trânsito em julgado desta decisão, para que o sr. Rogério Oliveira da Cruz, Prefeito do Município de Goiânia, e o atual Secretário Municipal de Educação, Rodrigo Caldas, tomem as medidas necessárias para adequar os espaços destinados a bibliotecas/salas de leitura aos termos definidos no artigo 2º da Resolução do Conselho Federal de Biblioteconomia nº 220/2020, de 13 de maio de 2020, que dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das bibliotecas escolares, especialmente quanto às seguintes escolas: I. Escola Municipal Tempo Integral Sebastião Arantes; II. Escola Municipal Donata Monteiro Motta; III. Escola Municipal Antônio Fidélis; IV. Escola Municipal Eng Antônio Felix da Silva; V. Escola Municipal Bom Jesus; VI. Escola Municipal Professor Moacir Monclair Brandão; e VII. Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro.
Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.